Projeto da nova Arena do Sport esbarra na Prefeitura do Recife
Dirigentes querem tirar a obra do papel, mas o projeto ainda está sob análise da administração municipal
Quando assumiu a presidência executiva do Sport, Luciano Bivar recebeu das mãos do antecessor e atual mandatário do Conselho Deliberativo, Gustavo Dubeux, a missão de tirar do papel o mais importante projeto da história recente do clube: a transformação da Ilha do Retiro em uma arena multiuso com direito a centro esportivo e comercial e um estacionamento para mais de quatro mil carros.
- Esse será o maior legado que iremos deixar para o Sport. Só estamos esperando uma assinatura da Prefeitura do Recife e creio que isso acontecerá nos próximos dias. Faremos do Sport o time mais estruturado do Nordeste.
A confiança do mandatário rubro-negro, no entanto, contrasta com o atual cenário. Alegando falta de conhecimento do projeto, devido ao curto período da nova gestão municipal, o responsável pela liberação das obras, o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, afirmou que ainda precisa de mais tempo para estudar a viabilidade da reformulação da Ilha do Retiro.
- O projeto da Arena do Sport está sob análise dos técnicos da pasta. Representantes do clube já apresentaram detalhes no último dia 15. No entanto, a secretaria tem outros projetos considerados de grande impacto para a cidade - acima de 10 mil metros quadrados - para analisar. A nova gestão tem trabalhado para dar celeridade na análise desse tipo de empreendimento – informou o secretário municipal por meio de uma nota.
Gustavo Dubeux confirmou o encontro com João Braga e disse que espera uma atitude proativa da Prefeitura do Recife.
- Nos reunimos com João Braga, mostramos tudo o que precisava ser mostrado e temos certeza de que esse projeto trará muitas benfeitorias para a cidade. Para se ter uma ideia, vamos ajudar o trânsito das imediações da Ilha do Retiro porque vamos diminuir a quantidade de acessos para o estádio. Além disso, teremos empresariais e isso arrecada para o município. Acho que a prefeitura poderia ter mais vontade política. Vamos esperar para saber o que o prefeito acha do projeto. Não estamos querendo prejudicar nada.
Como se não bastasse o entrave na liberação do projeto por parte da Prefeitura, o Ministério Publico de Pernambuco (MPPE) decidiu instaurar um inquérito civil para fiscalizar o processo para construção da arena. A medida, segundo o órgão, foi motivada após algumas denúncias de que a construção do estádio poderia causar intervenções prejudiciais ao projeto arquitetônico da cidade.
A medida foi bem aceita por Gustavo Dubeux, que não encara o acompanhamento como algo negativo para o clube.
- Acho importante que o Ministério Público nos acompanhe, porque estamos totalmente dentro da lei. Temos todas as licenças possíveis. Até mesmo as ambientais já estão certas. Caso seja solicitado que alguns prédios sejam menores, faremos sem problema.
Apesar do tom conciliador, Gustavo Dubeux foi firme ao afirmar que o Sport não desistirá da construção da arena mesmo que a prefeitura opte por não liberar o projeto.
- Estamos confiantes de que a prefeitura irá aprovar. Até porque não tem motivos para acontecer algo diferente disso. A nova gestão está buscando melhorar a cidade e nós também. Então, vamos esperar com tranquilidade, para que eles olhem com carinho. Porém, caso seja negado, o que eu não acredito que aconteça, o Sport não desistirá. Vamos buscar nossos direitos e tomar todas as medidas possíveis para que o torcedor rubro-negro possa ir para o estádio com segurança e conforto. Espero que tudo seja resolvido de forma tranquila.
Fonte: Ge
0 comentários