Brasileiras comentam situação após nevasca que devastou cidades nos Estados Unidos

Unknown | 10:15 | 0 comentários


Desde a sexta, muitos estados norte-americanos decretaram estado de emergência

Uma forte nevasca atingiu o nordeste dos Estados Unidos neste final de semana, cortando a energia de 700 mil casas e negócios, interrompendo o tráfego e deixando pelo menos dez mortos, dentre eles uma criança de 11 anos. Nesta segunda-feira (11) escolas e lojas ainda seguem fechadas, mas as pessoas já começam a sair dos lares.
Desde a última sexta-fera (8) muitos estados norte-americanos decretaram estado de emergência. A tempestade concentrou sua força nos estados de Rhode Island, Massachusetts e Connecticut, neste último a neve chegou a 95 centímetros.
De acordo com a estudante paraibana Bianca Teixeira, desde o início da semana o governo começou a avisar que a tempestade começaria na sexta pela manhã, então muitas pessoas, desde quinta-feira (7), já estavam abrigadas. “Fui ao supermercado na quinta à tarde, parecia o fim do mundo. Lotado de gente, todo mundo pegando pão, leite e água”, relatou.
“Ocorreram muitos acidentes, principalmente com pessoas morrendo dentro do carro, pois a neve tampava o cano de escape e a fumaça voltava para dentro do carro, sufocando-as”, comentou. 
    Segundo a estudante, que vive há seis meses em Malden, Massachussets, onde estuda inglês, as ruas estão cheias de neves, praticamente sem calçadas e com carros encoberto de neve. Ademais, escolas e lojas estão fechadas, ao menos, até esta segunda. “Agora, a energia está estável, mas muitas casas ficaram sem”, disse.

    “Fiquei tranquila, pois estava segura em casa, com comida e companhia. Ruim foi ter de ficar tanto tempo trancada, bate uma depressão”, explicou a estudante, que antes de ir para os Estados Unidos morou por nove anos no Recife.
    Já a pernambucana Paula Azevedo, que mora há dez anos, com o marido e dois filhos, em Worcester, Massachussets, sofreu a com a tensão que antecedeu a tempestade. “Foi horrível. Deserto total, parecia cidade fantasma, na quinta-feira à noite não se encontrava comida e gasolina com facilidade. Mas todos estavam muito bem avisados e no final deu tudo certo”, salientou Paula.
    Segundo a pernambucana, o governo decretou uma lei para todos os habitantes ficarem fora das estradas das 4h da sexta-feira às 4h do sábado. “Caso alguém fosse pego teria de pagar uma multa de U$S 500 (R$ 980) e um ano de prisão”, explicou.
    Fonte: Folha Pe

    Category: ,

    0 comentários

    Vídeos Legais