Carnaval em Olinda: São esperadas mais de 2 milhões de pessoas
Para garantir a segurança, mais de 2 mil policiais estarão nas ladeiras do Sítio Histórico
Quase tudo pronto para o Carnaval de Olinda. Para a folia deste ano, a expectativa da cidade é receber, durante os cinco dias folias, dois milhões de pessoas. O número representa um incremento de 10% a mais de foliões circulando pelas ladeiras do Sítio Histórico. Para garantir a segurança de quem vai passar o Carnaval no município, a Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur) irá disponibilizar 2.849 policiais. Esse número cresceu 20%, o que significa que 568 homens irão trabalhar durante a folia. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (31).
Uma novidade na segurança do Sítio Histórico, segundo o major Ronaldo Tavares, responsável pelo patrulhamento no local, é a criação de barreiras de contenção na entrada das ruas que funcionam como grandes polos de folia. O grupamento de policiais vai fazer revistas e tentar inibir o uso de drogas e entrada de pessoas armadas nos focos de folia. “A ação será realizada de modo amostral. Mas já irá surtir efeito nos focos de festa”, explica o major.
Além disso, a Polícia Militar irá montar cinco postos de comando e 16 plataformas. Eles ficarão na Praça do Carmo, no Largo do Amparo, em frente à Prefeitura de Olinda, ao Mercado da Ribeira e no Varadouro. De acordo com o major, esses locais são considerados estratégicos não só pela grande concentração de pessoas, mas também pelo histórico de ocorrência no Carnaval.
TRÂNSITO – Desde domingo (27), começou a vigorar o Estacionamento Legal, um espaço que funciona no Memorial Arcoverde onde o folião pode deixar o seu carro e seguir para as ladeiras de Olinda. Durante o Carnaval, o local vai funcionar de 7h às 0h e custará R$ 12. O preço inclui as passagens de ida e volta para o Sítio Histórico. O coletivo vai do Memorial Arcoverde até a Praça do Jacaré.
De acordo com o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, a ideia é que as pessoas usem, preferencialmente, o transporte coletivo ou os táxis. “O ideal seria que todos que viessem brincar o Carnaval em Olinda deixassem o carro em casa. O veículo se torna um grande problema quando entra na cidade”, explica. Ele ainda reforçou que a utilização do Estacionamento Legal é uma alternativa para quem não quer usar táxi ou ônibus de linha.
Os táxis do Recife estão liberados para circular em Olinda a partir das 18h da sexta-feira (08) até às 12h da quarta-feira (13). Os pontos de táxis serão localizados no Mercado Eufrásio Barbosa, Atacadão (PE-15), Supermercado Extra (Praça 12 de março) e Praça do Carmo. Ao todo, serão 806 veículos disponíveis só de Olinda.
Fonte: Folha PE
0 comentários