Véio Mangaba abrilhanta o Encontro de Bonecos Gigantes
Mais de 100 personagens encheram as ruas de Olinda embalados pelo frevo
Um dos principais símbolos da cultura pernambucana desfilou pelas ruas da Cidade Alta, em Olinda, na manhã desta terça-feira (12). Mais de 100 bonecos gigantes tomaram as vias estreitas e conduziram a multidão de foliões, animados pelos instrumentos de sopro de orquestras de frevo, no 26º Encontro de Bonecos Gigantes. Eles foram concentrados no Largo de Guadalupe, em frente à igreja que também leva o nome da santa, onde funciona um dos polos de folia montado pela prefeitura.
Por volta do meio dia, os bonecos saíram do Largo de Guadalupe, seguindo pelo Largo do Amparo, pela rua Prudente de Morais, em direção à sede da Prefeitura de Olinda. De lá, eles desceram para o Varadouro, com última parada no Mercado Eufrásio Barbosa. "Há 26 anos, os bonecos se encontram na terça-feira de Carnaval e é uma marca registrada do Carnaval de Olinda e da cultura de Pernambuco, reconhecida internacionalmente", disse um dos organizadores do encontro, Ronald Montenegro.
Segundo ele, o trabalho de Sílvio Botelho já fez muitos discípulos. "Por isso ele é considerado o pai dos bonecos gigantes", afirmou. Sílvio Botelho constrói bonecos gigantes há 39 anos. "Nunca fiz nada com cunho político. A proposta é sempre retratar figuras ilustres da cultura popular pernambucana", disse. O artista plástico disse ainda que levou cerca de um mês para terminar o boneco do Véio Mangaba.
O homenageado foi criado por Walmir Chagas nos anos 1990 e deste então tem difundido o pastoril. "O pastoril e o Carnaval têm tudo a ver. Os blocos líricos vêm do pastoril. Acabou o Natal em dezembro, tem a queima da lapinha e logo em seguida chega o Carnaval. O lado profano que vem do pastoril religioso também se revela no Carnaval", explicou. Além do boneco do Véio Mangaba, outros representaram figuras ilustres da cultura popular pernambucana como Maestro Forró, Selma do Coco, Luiz Gonzaga, Enéas Freire (fundador do Galo da Madrugada), entre outros.
Fonte: Folha PE
Category: Bonecos Gigantes, Carnaval, Olinda
0 comentários