Irreverência e cores no desfile das Virgens Abraça Brasil neste domingo
13° edição do evento acontece na beira-mar de Olinda
Os bons amantes da irreverência do Carnaval, certamente, estavam esperando ansiosos por este domingo (27). Por mais um ano, a animação na avenida Ministro Marcos Freire, na beira-mar, em Olinda, vai ser garantida por centenas de “mocinhas” que só querem brincar, dançar e curtir o domingo de folia. Só que de “santinhas” elas não têm nada e, juntamente com diversas atrações locais e nacionais, devem atrair mais de um milhão de pessoas no 13º desfile do bloco Virgens Abraça Brasil.
Um desses grupos de “mulheres irreverentes” já é um velho conhecido do público. Seus integrantes já foram as “Ladies Gaga, Cega, Surda, Muda e Môca...”, “Beyoncé”, “As Frenéticas” e, este ano, buscaram inspiração do outro lado do mundo, precisamente no Japão. Trata-se de dez amigos, que, desde a primeira edição do evento, vêm se destacando quando incorporam figuras femininas.
No desfile deste domingo eles vão se vestir de gueixas, aquelas mulheres nativas que se dedicam a representar a tradição milenar japonesa em eventos tradicionais. Com a pele tingida de branco e a maquiagem carregada, elas se vestem e se adornam de uma maneira bastante característica. O contraponto com ritmos que pouco têm a ver com a cultura oriental será um dos motes do humor que a coreografia do grupo reserva.
O personal trainner Leguito Gomes, que encabeça a iniciativa, lembra que os preparativos para a performance começaram no mês passado, período em que os amigos mais se encontram. “Cada um tem sua rotina, de forma que só quando começam os ensaios é que passamos a nos encontrar mais. Vai assim até pouco depois do Carnaval”, comenta. “Começamos a pensar no tema do desfile em dezembro, com sugestões das nossas esposas, e pagamos uma professora para que ela nos ensinasse uma coreografia”, completa.
Até 2012, o grupo costumava participar do tradicional concurso para eleger as melhores apresentações das “moças irreverentes”. Por ganharem todas as edições até aqui, os amigos já são figura carimbada do Virgens de Verdade Abraça Brasil. “Agora, somos ‘hors concours’ e não vamos mais concorrer. Nosso desfile já faz parte do bloco. Outros grupos vão ter a chance de ganhar”, comemora Leguito. Somente os preparativos para o traje da festa ultrapassaram R$ 200 para cada integrante da trupe.
Os demais foliões que curtem se vestir de mulher, previamente inscritos para desfilar na comissão de frente, vão ter sua fantasias avaliadas em várias categorias, como “luxo”, “originalidade”, “a mais sapeca”, “grupo”, “a mais tímida” e “a mais malamanhada”. Eles que vão abrir a festa na orla de Bairro Novo, como em todos os anos. Nesta edição, o homenageado do evento é o produtor Romildo Alves.
Além de tradição, o público também pode esperar grandiosidade no desfile. Ao todo, dez trios elétricos vão garantir a animação, com sons da terra como frevo, maracatu, caboclinho, além de muito suingue, axé, samba e pagode. “Nossa proposta é de, justamente, trazer essa variedade de ritmos para o desfile, que carrega a ideia de ser a abertura dos Carnavais do Brasil”, explica Antônio Bernardi, produtor do evento em parceria com a Associação Carnavalesca Amigos de Olinda.
Entre as atrações, nomes como André Rio, Elba Ramalho, Banda Pinguim, Nena Queiroga, Nonô Germano, Gustavo Travassos, Ed Carlos, Almir Rouche, Banda A Capital do Frevo, João do Morro, Reny e a Galera, além de Calypso, Cheiro de Amor e É o Tchan. Os shows são abertos ao público. Já em três camarotes oficiais distribuídos pelo percurso - “Brahma VIP by Antônio Bernardi”, “Tá Lelé Tá Maluco” e “Manicômico Prime” -, bandas e artistas como Só na Morosidade, Seu Jorge, Musa do Calypso, Tomate, Faringes da Paixão e Timbalada vão garantir a folia para o público pagante.
Fonte: Folha PE
Category: Carnaval, Virgens de Olinda
0 comentários