Recife - Fuga de detentos do Aníbal Bruno deixa agentes penitenciários e detentos feridos
Cerca 20 detentos escaparam. Visitas programadas para este domingo estão mantidas
Um tumulto, na manhã deste sábado (26), no Presídio Frei Damião de Bozzano, no Complexo Prisional do Aníbal Bruno, deixou dois agentes penitenciários feridos, um no ombro e outro no peito, durante troca de tiros, além de cinco detentos. Todos foram encaminhados para o Hospital Otávio de Freitas. Ao todo, 20 detentos fugiram. Desse número, 17 homens já foram capturados. Os policiais militares estão nas casas verificando se alguém foragido está escondido nas proximidades. As visitas programadas para este domingo (27) estão mantidas.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penintenciário de Pernambuco, Nivaldo de Oliveira, sete agentes estavam de plantão na hora do tumulto. Segundo informações do secretário de Ressocialização, coronel Romero Ribeiro, cinco detentos e dois agentes penitenciários ficaram feridos na ação e todos foram encaminhados para o Hospital Otávio de Freitas (HOF). O secretário também informou como aconteceu a fuga. "Eles aproveitaram a visita conjugal para fazer a fuga. Para preservar a integridade dos familiares nós não reagimos, mas eles ainda fizeram alguns de refém", disse.
Segundo informações da Polícia Militar, os internos fugiram com armas e facas, mas nenhum dos capturados foi encontrado com esses instrumentos. Um deles foi encontrado em um cômodo de casa vizinha à unidade. Ao todo, 25 policiais da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe), 70 do Batalhão de Choque, 100 guardas e 100 agentes penitenciários continuam as buscas.
A situação da Unidade foi controlada no início da tarde e será aberta uma sindicância para entender como os reeducandos conseguiram fugir do Complexo. Segundo o secretário de ressocialização, os fugitivos que forem capturados terão regressão de regime. Por meio de nota à Imprensa, a Secretária de Defesa Social (SDS) informou que 20 presos fugiram e 16 já foram capturados. O Presídio Frei Damião de Bozzano comporta atualmente cerca de 1,4 mil detentos.
Ao todo, são 5400 homens detidos no complexo prisional do Aníbal Bruno. Desses, 1400 são internos do Presídio Frei Damião de Bozzano, que tem capacidade para cerca de 470 detentos.
Fonte: Folha PE
Category: Anibal Bruno, Fuga, Recife
0 comentários