Virgens do Bairro Novo vão “incendiar” Olinda

Unknown | 09:37 | 0 comentários



Qual a sensação que alguém sente quando, de 35 disputas, consegue vencer 32? O funcionário público aposentado Antônio Correia, 56 anos, tem a resposta na ponta da língua. O feito tem sido realizado por ele em mais da metade de todos os desfiles do bloco das Virgens do Bairro Novo, que, neste domingo, arrasta milhares de foliões em Olinda pela 60ª vez. Mesmo diante de um cenário em que muitos diriam já terem “perdido a graça”, a sede de vencer continua viva e torna cada Carnaval um desafio maior que o outro.
Ao longo do tempo, a casa de seu Antônio se transformou num verdadeiro ateliê. É lá onde fica guardada cada uma das fantasias que ele mesmo confecciona, da mais antiga a mais recente. O detalhe é que as vestimentas coloridas não são nada econômicas no espaço que ocupam. As armações dos vestidos, por exemplo, mal passam pela porta de entrada. As coroas e adereços se multiplicam, bem como os troféus numa prateleira da sala. As roupas cheias de detalhe, no entanto, têm rendido vitórias na categoria “luxo” do tradicional concurso do bloco que mobiliza os homens caracterizados como mulheres.
O aposentado, por sua vez, lembra de cada personagem que incorporou ao longo de todos esses anos. “Já me vesti de borboleta, Dercy Gonçalves, Dançarina dos Sete Véus e Cigana Rica. Quando completei 15 anos de desfile, por exemplo, eu não pude deixar de me vestir de debutante. Nos 25 anos, usei uma roupa toda prateada, comemorando as bodas. E, no ano passado, eu saí de Carlota Joaquina”, recorda. No desfile deste domingo, a mulher da vez será uma rainha de maracatu. “É em homenagem a uma grande amiga minha”, completa.
    Mesmo diante de tantas personagens, a mais marcante para seu Antônio foi a de 1978, no primeiro desfile dele nas Virgens. “Saí de Carmen ‘Ciranda’, em homenagem à cantora. Teve muito significado para mim porque foi a primeira vez que participei. Gostei tanto e, de lá para cá, não parei mais. Estou muito realizado de fazer parte desses 60 anos”, conta.




    Assim como ele, dezenas de outros homens que curtem se vestirem de mulher no Carnaval têm dado um grande valor a essa data. Até mesmo os que, por razões diversas, pararam de desfilar ao longo do tempo. “Temos senhores que vão voltar para desfilar só este ano. Tem um colega nosso, por exemplo, que deixou de participar quando foi morar em Brasília. Este ano, ele vem só para comemorar essa data tão significativa”, detalha o presidente da agremiação, Alexandre Maranhão.
    Significa dizer que, além da tradicional irreverência das “mocinhas”, o desfile das “sexygenárias” tem tudo para ter um toque de nostalgia. “Vamos fazer uma festa muito bonita, onde a essência do bloco não será perdida. Temos diversos motivos para comemorar. Teremos trios e outras atrações, mas o que move as pessoas até o Bairro Novo, nos domingos pré-carnavalescos, são as virgens. Elas serão o destaque, ainda mais nesse aniversário tão importante”, complementa Maranhão.
    A programação deste domingo começa às 8h, com o tradicional café-da-manhã de cerca de 400 integrantes que farão parte do concurso. A comissão julgadora, como é costumeiro, vai avaliar a performance das virgens em categorias como “luxo”, “originalidade”, “a mais simpática”, “a mais tímida”, “a mais malamanhada”, “a mais sapeca”, “a mais pura” e outras. A previsão é que, a partir do meio-dia, dez trios elétricos completem a festa dos quase um milhão de foliões aguardados para o evento. Entre as atrações, Asas da América, Som da Terra, I9, Capital do Frevo e Nildo Ventura.
    PERCURSO
    As Virgens do Bairro Novo vão percorrer cerca de 3,5 quilômetros, da avenida Getúlio Vargas até a beira-mar de Olinda, na altura da Caixa Econômica Federal. Antes disso, por volta das 10h, na praça 12 de Março, ocorre a escolha das fantasias vitoriosas em cada categoria. Para que o evento ocorra, cerca de 50 vias devem receber bloqueios fixos ou móveis a partir das 6h. É o caso das ruas do Sol, do Farol, de um trecho da avenida Getúlio Vargas e de várias ruas transversais da avenida Ministro Marcos Freire.

    Quem precisar de ônibus neste domingo também deve ficar atento a algumas mudanças. O Grande Recife Consórcio de Transporte alterou o itinerário de 25 linhas. A ação estará em vigor das 7h às 23h
    Fonte: Folha PE

    Category: ,

    0 comentários

    Vídeos Legais